segunda-feira, 6 de junho de 2011

Drenagem Linfática no Pós-operatório

A drenagem linfática manual é a mais recomendada nas pós-cirurgias estéticas, como lipoaspiração e lipoescultura, acelerando a recuperação pós-operatória, evitando fibrose e possíveis edemas.
O emprego da drenagem linfática manual – antes e depois da cirurgia – sempre ajudará a conseguir melhores resultados. Por isso, tanto os cirurgiões quanto os fisioterapeutas estéticos recomendam o tratamento como coadjuvante nas cirurgias estéticas.
"No período pré-cirúrgico, a drenagem ajuda a ativar a circulação linfática da zona que vai ser operada, especialmente quando o paciente apresenta uma circulação lenta. Na recuperação pós-cirúrgica, a técnica é empregada de forma suave para drenar edemas, favorecer e agilizar a regeneração e reparação da pele e de outros tecidos afetados", explica a Dra Bianca Ribeiro, fisioterapeuta especializada em estética responsável pela Clínica Fisiobelle.
É importante lembrar que a drenagem linfática deve ser praticada por profissionais especializados. Se o local onde o tratamento é aplicado ficar inchado ou dolorido, é sinal de que a drenagem não está sendo aplicada de maneira correta.
A Linfa
O que é o líquido linfático? A linfa, líquido entre as células apresenta uma composição semelhante a do plasma sanguíneo, porém não possui as células sanguíneas. A linfa é composta por uma combinação de proteínas, uréia, linfócitos e sais minerais .
Como Funciona:
O método traz vários benefícios ao organismo além de ser um grande aliado nos tratamentos estéticos, principalmente contra a celulite e a gordura localizada. Também, pode ser empregada no combate ao estresse e ao cansaço em geral. .
A drenagem linfática manual é um método fisioterapêutico de massagem especializada, realizado através de pressões com os dedos ou com as mãos, de forma suave, lenta e relaxante. Em moda atualmente, o método é a ativação manual da drenagem de líquido intersticial através de fendas ou aberturas microscópicas nos tecidos (canais pré-linfáticos) e de linfa através dos vasos linfáticos.
"Quando o sistema circulatório não cumpre corretamente sua função, o corpo fica sobrecarregado por um excesso de líquidos que não consegue absorver. Na maioria das vezes, esse fenômeno se traduz por sintomas como celulite ou retenção de líquidos, peso nas pernas ou aparecimento de edemas (inchaço). Nesses casos, pode-se lançar mão da drenagem linfática manual, que age como um método de redução dos edemas linfáticos, inchaços pós-operatórios, celulite, retenção de líquidos, acne, entre outros problemas", explica a Dra. Bianca.
O uso da técnica requer conhecimentos dos aspectos teóricos do método, bem como das manipulações práticas que não devem ser confundidas com a massagem convencional. O sistema linfático é lento e filtra de um a dois litros de líquido por dia.
Este tratamento pode ser aplicado tanto no campo fisioterápico, com grande número de indicações, quanto em alterações na área da estética. Como coadjuvante no tratamento da celulite a técnica traz ótimos resultados visto que melhora a drenagem da linfa e do sistema circulatório em geral. Neste caso, a drenagem auxilia no sentido de descomprimir os vasos linfáticos, eliminando os resíduos acumulados nas partes afetadas pelo problema, melhorando a aparência da pele.
Na estética, o método pode ser aplicado nos casos de acne, pois melhora significativamente a resposta da pele, devido à drenagem e redução de edemas nos diferentes tipos de tratamento. Além disso, a técnica favorece um certo tipo de limpeza nos tecidos que manifestam dificuldade em sua drenagem. Por isso, está incluída nos tratamentos de rejuvenescimento em todo o mundo. O método é, ainda, uma boa opção de relaxamento, principalmente quando aplicado na nuca, rosto e cabeça.
As contra-indicações da drenagem linfática são poucas porém devem ser respeitadas: câncer diagnosticado e tratado; pré-canceroses da pele; inflamações crônicas, tratamento de trombose e tromboflebitos; hipertireoidismo; insuficiência cardíaca congestiva e hipotensão arterial.





Nenhum comentário:

Postar um comentário